quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BEM-ESTAR:
(Acupuntura, Agulhas que curam e previnem)



Não é surpresa para ninguém os benefícios que agulhas com a espessura de um fio de cabelo podem trazer para o organismo. Estamos falando da acupuntura, técnica milenar da medicina chinesa, usada há mais de três mil anos que atravessou o continente e virou febre no mundo ocidental na década de 1970. E até hoje essa prática ainda surpreende a todos com suas multifunções, já que alivia, previne e pode até curar desde dores no corpo e doenças neurológicas até problemas psicológicos.


A prática dessa medicina milenar chinesa vem cada vez mais sendo estudada no Brasil e no exterior. Confira o que dizem algumas pesquisas recentes sobre aplicações da acupuntura:
COMPULSÃO ALIMENTAR: uma pesquisa da Universidade Griffith, na Austrália, mostrou que a técnica foi eficaz para controlar em obesos a vontade de comer guloseimas. Em pouco tempo os participantes relataram uma diminuição expressiva no desejo de atacar fast-food e seus pratos favoritos.
DEPRESSÃO NA GRAVIDEZ: um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford (EUA) mostrou que a acupuntura podereduzir os sintomas de depressão gestacional. A primeira pesquisa realizada especificamente sobre esse tema foi conduzida pela psiquiatra Rachel Mander, que espera poder ajudar as gestantes a lidar com a doença sem necessidade de usar antidepressivos. Segundo Rachel, mais de 14% das gestantes sofrem de depressão grave.

DOENÇAS CRÔNICAS: especialistas do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago (EUA), começaram a aplicar a acupuntura como parte da terapia de crianças diagnosticadas com doenças crônicas para ajudá-las a enfrentar a dor e a combater os efeitos colaterais dos remédios, como náuseas e fadiga. A confluência das medicinas do Oriente e do Ocidente é parte de um estudo da área pediátrica do hospital, que analisa como a prática chinesa ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pequenos pacientes. Pesquisas anteriores indicam que 70% das crianças com doenças crônicas sofrem de dor e não recebem tratamento adequado para combatê-la. Embora os resultados ainda não tenham sido medidos, a médica Angela Johnson, que participa do trabalho, está otimista. “A acupuntura pode ser uma solução em potencial para controlar a dor nos pacientes pediátricos”, acredita.
FADIGA MUSCULAR: a técnica também é usada para a recuperação de desgastes musculares e das dores provocadas por esportistas e praticantes de atividade física. “Existem relatos de que há mais de três mil anos já se utilizavam pontos especiais de acupuntura antes de longos combates de lutas marciais, que aumentavam a resistência dos lutadores”, afirma Márcia Cantero, Acupunturista Pós-graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde. Isso ocorre porque as agulhas agem nas causas funcionais, ou seja, nas inflamações, edemas, encurtamentos musculares e pequenos derrames nos músculos que, se não controlados originam a lesão ou ao menos agravam outra já existente. “A acupuntura propicia o aumento da potência e da resistência muscular, além de ganhos na flexibilidade. Para os atletas de alto rendimento, isso é fundamental”, ressalta Cantero.





Se você se interessou pelos benefícios da acupuntura não se esqueça de procurar um médico especialista confiável e aproveitar tudo que as agulhas  têm a oferecer! :)
Por:Garota Blue
Powered By Blogger

About Me