segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DIETA:
(Alimentos que facilitam a digestão)

Com a vida que levamos e os diversos compromissos do dia a dia, ingerir alimentos de qualidade, ricos em nutrientes e vitaminas para o nosso organismo, torna-se um verdadeiro desafio. Dependendo da rotina, sobra pouco tempo para realizar as refeições de forma adequada e nem sempre se encontram alternativas de restaurantes com perfil mais saudável. Alimentar-se de comidas pesadas pode causar desconfortos como náusea e enjôo, que duram horas, e que atrapalham a rotina profissional e pessoal de qualquer um.
Além da alimentação, existe uma série de cuidados que precisam ser tomados para que esse mal estar não apareça. “A seleção dos alimentos  saudáveis é apenas uma parte do processo. A forma com que nos alimentamos também interfere muito na digestão”, afirma Selva Fierro, nutricionista especializada em alimentação saudável. Por isso fique atenta a alguns itens importantes:

• A maneira como a comida é mastigada é fundamental para uma boa digestão. A dica é mastigar bem os alimentos e devagar;
• A quantidade de alimentos ingeridos numa refeição também deve ser observada. Opte sempre pelo equilíbrio.
• A ingestão de bebidas durante a refeição é permitida, mas seja moderado e escolha bem o tipo de líquido para uma boa sinergia com os alimentos;
• Por fim, fique atento à pré-disposição a doenças associadas ao aparelho digestivo e não deixe de procurar um especialista se tiver uma digestão incômoda e irregular com frequência.
“Existem alguns alimentos que são facilmente digeridos pelo organismo e até mesmo auxiliam no combate dos sintomas da má digestão, completa Selva. Caso isso não ocorra, uma das indicações é o tratamento por meio de alternativas fitoterápicas  à base de ruibarbo, cáscara sagrada e boldo, indicadas para distúrbios do fígado e da digestão, como Eparema, medicamento do laboratórioTakeda.
Confira alguns alimentos que, se inseridos no seu cardápio, ajudarão na digestão:
Mamão: rico em fibras e reconhecido por ajudar no funcionamento do organismo, possui a papaína, uma enzima que quebra as proteínas, o que facilita o processo de absorção do organismo.

Couve: contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão.
Água: sempre importante lembrar que são necessários 2 litros de água por dia. Se essa quantidade não for ingerida, toda a fibra consumida fará com que o intestino fique preso.
Laranja: estimula a liberação de suco gástrico no estômago, o que facilita a digestão dos alimentos e diminui a sensação de peso após algumas refeições.
Iogurte: é um aliado na reintegração da flora intestinal. Além disso, possui bactérias do bem que agem no intestino auxiliando na digestão e absorção dos nutrientes.
Mel: apresenta função pré-biótica, favorecendo o crescimento da microbiota intestinal. Issomelhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.
Por: Garota Blue
Powered By Blogger

About Me