quinta-feira, 1 de novembro de 2012

BEM-ESTAR:
(Como proteger os olhos durante o verão)



O verão está chegando e com ele muito sol, calor, praia, piscina e logicamente uma exposição maior do corpo aos raios solares ultravioletas  (UV). E as consequências do contato maior com o sol atingem não só a pele, como também a visão. Doenças como acatarata precoce, a lesão da mácula da retina e até a cegueira  podem ser desenvolvidas na infância a partir de uma exposição solar intensa, sem proteção.
Para Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América, proteger os olhos das crianças dos raios UV desde cedo é um caminho paraevitar problemas na idade adulta. Em conjunto com a Transitions Optical, a médica elaborou algumas dicas práticas para a estação mais esperada do ano:
Dicas de verão:
• Opte por óculos com lentes que contenham fatores de proteção UV. Isso também vale para as crianças. Existem armações exclusivas para os pequenos.
• Mesmo usando óculos escuros, não dispense o uso de chapéus ou bonés. Eles também protegem o rosto e os olhos da radiação ultravioleta.
• Não é só na praia ou na piscina que é necessário o uso de óculos com lentes de proteção contra os raios UV. Queimaduras nos olhos podem surgir após atividades ao ar livre, como empinar pipas ou jogar bola. Ao sinal de vermelhidão, lacrimejamento e dor, faça compressas com água filtrada ou soro fisiológico gelado. Persistindo os sintomas, procure um oftalmologista.

• Para aqueles que já usam óculos com grau, uma das opções é colocar lentes fotossensíveis na armação, pois elas escurecem a partir do contato com os raios UV, proporcionando maior conforto e proteção.
• Uma alimentação saudável, com bastante vitamina A e C, também auxilia na saúde dos olhos. Incluir cenouras, ovos e verduras verdes nas refeições deve fazer parte da rotina no verão.
• É importante que as pessoas fiquem atentas aos cuidados com os olhos, não só durante a exposição intensa ao sol, considerando que os raios UV estão presentes ao longo do ano com maior ou menor intensidade. Optar por armações com lentes fotossensíveis pode ser uma opção para dias em que o sol está entre nuvens, por exemplo, já que as radiações conseguem ultrapassar as barreiras e chegam aos olhos da mesma forma, e este tipo de lente ajusta a quantidade de luz que chega aos seus olhos.
Por:Garota Blue

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

About Me